quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um pouco sobre a Noruega

Devido pedidos da Letícia Godoy vou falar um pouco sobre a Noruega.
NORWAY

A Noruega é um país nórdico que faz parte da península Escandinava. A Noruega cresceu muito após 1970 com a descoberta de grandes jazidas de petróleo e é considerado o país mais rico do mundo. É considerado o melhor país do mundo para se viver. Não faz parte da União Européia. A moeda norueguesa é a Coroa norueguesa (Kroner), e a cotação é de mais ou menos 30 centavos de real por cada Kroner.
A Noruega é uma monarquia constitucional hereditária. O rei é o Rei Harald V e a capital do país é a cidade de Oslo. O país é dividido em condados, não tem tipo estados e capitais como no Brasil. Eu estou no condado de østfold.
Aqui é o Castelo do Rei da Noruega, em Oslo, e o MEU rei lindo Lars...hehehheh
A Noruega é sempre associada aos Vikings. A Era Viking foi um período importante para a formação da cultura norueguesa e mitologia nórdica, nessa época os noruegueses conquistam a Groenlândia e a Islândia, fundam cidades na Grã-Bretanha e Irlanda (entre elas a capital, Dublin), e navegam até a costa canadense, sendo os primeiros europeus a pisarem na América (ahhh professores de História, enganaram a gente com a estorinha do Colombo).

A Noruega tem aproximadamente 4.7 milhões de habitantes (pensa...comparando com a cidade de São Paulo com seus mais de 11 milhões de habitantes), e na cidade que eu estou são apenas 50 mil pessoas (menos que o show do ACDC ai em sampa...ahahhahah).

O país possui muitos terrenos montanhosos e é famoso pelos fiordes, uma grande entrada do mar em volta de altas montanhas rochosas.

Imagens do Google, pois como estão mais no norte e do lado oeste ainda não tive oportunidade de visitar nenhum

As estações do ano são bem definidas aqui com verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e alta precipitação de neve; porém, uma grande faixa litorânea do país é aquecida pela corrente do golfo. Então galera aqui dá praia tambem...e sem arrastão viu Márcia (ahahhaha...não aguento e tenho certeza q vc já tá sentindo falta de mim falando mal do Rio...hehehheh). A cidade aonde estou, Sarpsborg, é considerada uma das mais quentes aqui. No verão chega a ter dias com temperaturas tipo 24 – 26 graus, e invernos com – 20 °C. Infelizmente por ser uma cidade bem ao sul não temos Aurora Boreal aqui, esse fenômeno é visto mais ao norte, mas de vez enquando o fenômeno aparece por aqui também (e não é aquele gordo do Corinthians não viu pai....ehehheheh).
A religião predominante é a Luterana, mas não entendo muito bem então não vou explicar. E, também a maioria das pessoas não são muito ligadas a igreja e coisas assim aqui.
A lingua é aquela coisa né, Noruegues é foda. As criaturas pronunciam o “O” como “U” e tem que inventar outra letra para compensar “å” que eles falam como “ó”. Eles fazem uns sons estranhos, mas agora já consigo pronunciar algumas coisas e também pescar coisas que eu ouço eles falando.
A cultura aqui é marcada por forte patriotismo. Os noruegueses celebram o seu dia nacional a 17 de Maio, marcando o dia da Constituição da Noruega. Nesse dia, muitas pessoas vestem o bunad (trajes tradicionais) e a maioria assiste ou participa nas paradas do 17 de Maio que se realizam por todo o país. Nesse dia vc vê bandeiras por todos lados, e casas decoradas com as cores da bandeira. Os estudantes do último ano escolar também saem às ruas e festejam usando um tradicional macacão nas cores azul, branco e vermelho, que é uma coisa que eu me assustei muito ao ver aqui. Os alunos começam a vestir esses macações dia 1° de maio e vão até o dia 17 com essas roupas (ECAAAA), fazendo festas e bebendo horrores. Eles “causam” mesmo, mas com permissão dos pais, pois todos sabem e não falam nada. Estranho, mas seria como o nosso trote no começo da faculdade, em uma versão mais barulhenta e menos violenta.

Essas fotos foram as que eu tirei quando estive aqui em maio. A segunda foto é uma família, amigos nossos, vestindo as roupas tradicionais. Cada cidade tem sua cor diferente.

Eles comemoram muito a páscoa também. Decoram a casa com coisas amarelas, ainda não entendi bem como funciona então ano q vem vou poder falar melhor sobre isso. Agora o Natal é o “must” deles. Já estou vendo q vai ser a maior loucura, estão todos falando em compras e em decorar a casa. Vamos ver como será ai eu vou postar fotos e tentar explicar a natalmania deles.

É isso minha gente...
BJS e até segunda (ahahhahahah)

4 comentários:

  1. Olá Adriana,
    Meu nome é Mário.
    Sem querer cai aqui no seu blog por interesse em conhecer a Noruega.
    É um país que sempre este em minha mente desde criança.
    Tenho 49 anos, tenho uma pequena empresa de consultoria empresarial (palestras, treinamentos, cursos e consultoria em gestão).
    Quero dar uma vira volta na minha vida. Quero começar pela Noruega. Tenho medo de ir e não querer mais voltar.
    Gostaria de muchilar, pensei entre o Natal e o ano novo, vc acha que seria a melhor época?
    Queria conhecer o país com sol para aproveitar bem as caminhadas.
    O que vc pode me recomendar?
    Um grande abraço, adorei seu blog e seu jeito descontraído de escrever.

    mariosborgo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Haaaaa como gostaria tambem de conhecer a NORUEGA, MAS NAO POSSO POIS NAO TENHO CONDIÇOES!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vivo em Bergen. Muito útil foi o dicionário verdinho do José Aurélio. Aconselho. Tem no site deles: www.folium.pt
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Noruega é incrivel, tenho vontade de conhecer o lago leon ..

    ResponderExcluir