quarta-feira, 26 de junho de 2013

Renato (agora) na Suécia parte 4 - Estocolmo

Gente eu devia ter escrito tudo logo  (como fiz com os outros posts) pq agora a memória já esta falhada ehehheeh, mas com o pc de volta tenho feito muita coisa e não tem sobrado tempo (nem saco) pra vir escrever aqui. Lembram q eu falei q estava montando um site? pois então eu apanho todo dia do programa pra fazer o site e é foda. Como eu nunca tinha feito isso na vida eu demoro horrores para aprender colocar uma coisinha de nada. É uma merda, mas vamos ver no que vai dar no final.

Enfim depois de 5 horas de trem, chegamos em Estocolmo. Já estava bem de noitão e ai ficamos perdidos dentro da estação até achar o lugar para comprar o bilhete único diário de ônibus e aproveitei para saber como chegar no hotel né.
Ai que nosso hotel era pertinho da estação e o melhor de tudo ficava na walking street. Cara quer coisa mais fácil do que isso? Pq afinal a maioria das coisas estão perto da walking street e ai q ficamos bem felizes.

O hotel era tipo total escondido do mundo. Assim né, se vc não prestar atenção vc nunca falaria q ali tem um hotel ehehhehe. A entrada é um Waynes Coffee (q eu acho q é a Starbucks suéca, pq tem em todo canto - mas o café é HORROROSO) e ai de lá vc desce para os quartos. É vc DESCE mesmo, os quartos são tipo no porão ehehheeheh. Mas o quarto era bom, pequeno mas legal. Deixamos as coisas e pé no mundo.

Começamos a seguir uma galera pra ver onde era o "points" ehheheheh Andamos bastante pela imediações lá e tinha uma porrada de coisas acontecendo, afinal era sábadão a noite. Paramos em alguma das filas para ver o q q estava pegando, mas era tudo de balada tipo com música eletrônica e tal e tinha q pagar para entrar e eu tô de boa de pagar para entrar em lugar com música q eu não gosto.
Ai q ficamos só de olho no movimento. Depois achamos um barzinho e ficamos lá tomando umas brejas e depois cama pois no outro dia iriamos bater perna.

Na walking street tem esses leõeszinhos maior fofos que eles colocam no meio da rua a noite para evitar passagem de carros. Genteeeeeeeeeee isso é o que eu acho né, pois a noite eles ficam bem no meio da rua e durante o dia eles ficam mais tipo de canto. Apesar de achar um trampo enlouquecido ter q mover os leões e mover de novo na manhã do dia seguinte, acho q eles fazem isso.



O centrão de Estocolmo é um montão de ilhazinhas ligadas por pontes, mas não são super pontes não, são tipo pontes pequenas q vc atravessa andando de boa. Então fomos visitar primeiro Gamla Stan.

Gamla Stan

É a cidade antiga. Meu, o lugar é simplesmente lindo. A cidade é datata do século 13 e pelo q me informaram é a cidade medieval mais bem conservada. Lógicamente q agora os prédinhos abrigam milhares de lojas de suviniers, cafés e restaurantes AHHHHHHHHHh e docerias incríveis.
A cidade é cheia de becos extremamente estreitos e tem um ar todos delícia ehehhehehhe Eu apaixonei total. Ai meu irmão ficava falando: "Mas nos becos lá em São Paulo vc nunca iria passar" ahahhaahhaha LOGICO NÉ.
Se liga q tem um restaurante lá q funciona desde 1722.



Estava parecendo a 25 de Março ehehheheh

Ai q visitamos vários lugares lindos, mas eu não sei q prédio era o que ehehehheh então ai vão as fotinhos:

Acho q faz parte do castelo, mas na real estava tentando tirar foto do guardinha delícia ehehheheh (mas estava com medo de chegar perto ehehhehehhe)



Casa da Nobreza. 
Igreja de Riddarholm

Gente, é uma pena q eu não consegui tirar nenhuma foto descente dessa igreja e que ela estava fechada e não pudemos entrar. Cara q igreja linda. E q torre (eu quis dizer a pontinha da torre ai, sei lá o nome disso) é essa???? Maravilhosa. Em 1800 e bolinha a "ponta" original pegou fogo quando foi atingida por um raio e então eles trocaram por essa maravilha ai.




A prefeitura

O sarcófago do Birger Jarl

Na real não é um sarcófago e sim um cenotáfio, que é tipo algo feito para homenagear um mortinho sem os restos mortais do dito cujo. Isso pq eles construiram essa parada ai para colocar os restinhos do Birger né, mas alguém lá disse q não e ai ficou um cenotáfio mesmo.
Esse tio ai era um nobre suéco q lutou em umas batalhas lá e ai quando o Rei morreu sem deixar herdeiros o filhote dele foi nomeado Rei, mas como o filhote era muito filhotinho o Birger acabou assumindo o posto e ficou lá até bater as botas.

Ai q depois de andarmos horrores e ver milhares de lugares incríveis achamos um barzinho total perfeito.
O lugar era pequeno e buteco total, mas a breja era mega barata. E tipo tinha um preço absurdo de barato e ai tipo depois das 18:00 ficava um pouco mais cara chegando aos incríveis 35 dinheirinhos suécos. CARALHOOOOOOOOooo vcs não tem noção do quanto isso é bom. Aqui pagamos 75 dinheirinhos noruegueses, e o dinheirinho suéco vale menos então é pagar barato duas vezes ehehehhehheheh.
Não preciso nem falar q amamos total e saimos de lá bem alegrinhos. Fora q tinha um povo q estava comemorando o fim tipo do colegial e iam para uma festa a fantasia, ficamos conversando com eles e foi maior divertido.

No outro dia foi o dia do Museu da História Natural.  AHHHHHHHHHHHH Delícia.

Pegamos o metrô e....

Ahh se meu pai pegasse metrô nessa estação para ir trabalhar. Iria chegar atrasado todos os dias tentando achar palavras ehehehheheheh

O museu

Eu de pinguim
Ai que na entrada tinha um negócio desses de pinguins né. E meu irmão me enchendo para eu ir lá tirar uma foto. Ai eis q eu fui e depois o mané fala "Lógico q eu não vou né, não está vendo q isso é só para crianças? Olha a cara da menininha lá pra vc?" (pq tinha uma menininha me encarando) ehehhehehhe Só para eu ficar morrendo de vergonha.

O museu é muito legal pena q a maioria das coisas não tem legenda em inglês, mesmo assim eu adorei. Estava tendo uma exposição sobre evolução e tb uma sobre parasitas LINDOS

Os dininhos

A Lucy e alguém (GENTEEEEEEE serião q os olhos moviam quando vc passava por perto, total medão)

Olha a perfeição do boneco meu. A gente ficou um tempão olhando para ver se o cara piscava hehehheheh
A diferença de tamanho entre um elefante atual e um pré-histórico
Assistimos tb um filme lá no museu sobre ursos polares. Meu, e evidentemente q o meu irmão roubou a cena na sala lá né.
Nós compramos fones de ouvido né para ouvir a versão em inglês. E na porta tipo a mulher deu pra gente um bagulho parecendo um controle remoto que plugaríamos o fone e tal para ouvir a versão lá.
Ai q começou a passar tipo o que seria o trailer antes do filme e maior falação em suéco e meu irmão começou:
"Tá bom. Pra que q eu preciso entender né"
"Fica eu aqui igual um bobão sem entender nada"
Cara e me deu um ataque total de risos q eu não conseguia me controlar de jeito nenhum e o povo já estava começando a olhar para minha cara. E toda vez q eu estava quase me controlando o meu irmão soltava outra dessas ehehheheheheh. SEU LINDO, VEM PRA CÁ DE NOVO.
Acabou q deu tudo certinho e ouvimos a tradução em inglês.

Ai passamos por mais prédios bonitinhos e that was it.



Museu Biológico. Construção inspirada nas igrejas medievais norueguesas.
Não fomos nele, pois quando saímos do museu lá esse já estava fechado.

Museu Nórdico



Uma igreja

O castelo do Rei. Agora não sei se é a lateral, a frente ou o que ehehhehheh
Gente serião q eu AMEI Estocolmo. Se alguém me falasse q só tinha dinheiro para visitar uma cidade na Escandinávia eu falaria ESTOCOLMOOOOOOOO (das q eu já fui logicamente).

Chegou a hora de pegar mais um trem e agora com destino a Gotemburgo.

BJSSSSSS

2 comentários:

  1. Dri adoro teus posts, sao super-mega-engracados, teu irmao deve ser outro engracado q nem tu adorei a historia da tua foto no pinguim, so tu né crianca, teu irmao te fazendo pagar mico e ele te fazendo morrer de rir no museu, fico imaginando a cara do povo querendo te fuzilar :)

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Estocolmo, sua linda!!! Certeza que devo voltar a este lugar um dia... Muito bonito, muito legal...

    Mas o museu foi realmente demais de engraçado, nem entendia o pq vc tava rindo porra, num tava pegando a bagaça lá... vou ficar que nem um besta olhando sem entender nada?!?!?!!!!

    Rumo à Gotemburgo!!! Lá vamos nós rsrsrs

    ResponderExcluir