quinta-feira, 13 de junho de 2013

Renato na Noruega parte 2

Gente eu chamo meu irmão de Nana né, mas acho q e melhor eu falar Renato pra ele não ficar bravo ehehhehehe.

Ai que no domingo fomos andar de bike. O Lars emprestou a bike dele e lá fomos nós. Fizemos um percurso q eu adoro fazer aqui pois passa por um monte de plantações e da pra ver o rio do outro lado da rua e o melhor de tudo é que são quase 12 km então ida e volta dá bem uns 24 km e isso é exercicio pra caceta ehehehheheh.
Ai q o sol estava brilhando e tal, mas era bem aquele sol engana trouxa. Pq tava um vento animal e o recém-chegado sofreu ehehheheheh.

Pra piorar tem uma parte da ciclovia lá que fica perto de uma parede de pedra e não bate sol naquela parte, então ainda estava coberta com uma fina camada de gelo. Resultado:  meu irmão tomou um tombaco ehehehheh. Tadinho. Mas como eu não caí então não foi tão mal assim, pelo menos ele viu como fica escorregadio e como é difícil de andar quando as calçadas estão assim (é o q eu mais odeio no inverno, pq quando tá coberto de neve tudo bem, é foda de andar mas tá valendo, agora quando está com uma camada escorregadia de gelo, não tem cristo q consiga ficar parar em pé).

O local do tombo ihihihih.

Paramos em uma parte do rio q estava congelada ainda e o Renato foi lá fazer pose pra foto. Mas foi tb cautelosamente né, afinal quem já viu Anjo Malvado tem medo de rios congelados ehehhehehheh.



Ai q eu não lembro mais a ordem das coisas né. Um dia me ligaram para eu ir trabalhar e ai eu levei o Renato. Ai q a senhorinha lá, q trabalha no período da manhã, ficou gamadona no Nana.  Segura Cinthia q eu vou te contar tudoooo.

A tiazona lá ficou no balcão e o Renato estava tipo sentado em uma mesa lá e eu lá perto dela. Ai ela falava “Nossa como seu irmão é lindo” “Tão charmoso” “Cor de chocolate. Muito charme brasileiro” e ai ela mandava eu falar pra ele o q q ela tinha falado ahhahahah. Ai o Nana só sorria (acho q ele tava flertando com a véia tb ahahhahhah)

Foi bom para ele ver o quanto eu trabalho. Como meu dia é super corrido lá aahahhahahah (só que não).

Ai q estavamos decidindo o roteiro da viagem e tal e estavamos entre ir para Suecia ou ir pra o meião da Noruega para ele ver bastante neve. Acabou q tínhamos quase decidido tudo e vem o Lars e fala pra gente ir para a estação de esqui lá em Hemsedal (aquela q nos fomos e eu descobrir ser um fiasco na esquiação ahahhahahah). Ai beleza já nem estávamos mais preocupados com isso quando do nada o Lars fez a brilhante descoberta q nós dois não sabíamos esquiar (Derrrrrrrrrrrr) e que era melhor a gente não ir e tal. Mané total. Pois ai decidimos não ir pois eu não iria esquiar só eu e o Renato. Imagina dois lesados q não sabem esquiar juntos, sem nenhum adulto responsável por perto? AHAHAHHAHA. Bem fiquei um bem chateada com isso, mas foi o melhor q aconteceu pois decidimos ir para Estocolmo e Gotemborg, só o Nana e eu e foi perfeitoooo.

Mas antes disso fomos passear nas cidades vizinhas aqui neh. Eu não tenho carro e nem sei aonde é o freio ou o negócio de acelerar ehehhehehhehe então comigo é andando mesmo. E tipo eu estou tão acostumada a andar q eu não acho as coisas longe. Mas o Renato sofreu tadinho ehehheheh tb só anda de carro em São Paulo ahahhahahah.

Sarpsborg
Ai q não tem muita coisa pra ver aqui. Quando a gente saía, a gente dava uma voltinha para ele ver os lugares. Tipo a praça, a igreja, o parque. Ai q o Lars falou para a gente ir em um museu q tem aqui né. Não era nem pra ir no museu mesmo era para visitar aonde o museu fica, pois tem umas ruínas e uma pedra velha AHAHHAHHAHAH. Pronto, foi o necessário para meu irmão me matar de rir. Ele só reclamava (mas tipo de zuera, sabe?) “Me fazer andar isso tudo pra ver uma pedra velha?” ahahhahahah chorei de rir.  E eu não sabia nada para explicar e tal então ele só ficou me zuando. Pois bem, agora vc vai querer mostrar pra todo mundo sua foto com a pedra ahahhaha Ai vai a história:

Primeiro: Lá que foi construida a cidade, que antigamente chamava Borg, pelo Santo Olav em 1016. E lá foi construida, em 1100, a igreja de São Nicolau. Ai que os suécos vieram pra cá em 1500 e alguma coisa e botaram fogo em tudo, destruindo a cidade toda (e consequentemente a igreja tb). Ai q o povo se mudou para outro lugar e começaram a contruir outra cidade q hj é Fredrikstad. Então lá nos jardins do museu a gente consegue ver as ruinas da igreja q o Santo Olav construiu e tal. E agora tem uma igrejinha lá super guti guti, mas não sei se chama São Nicolau ou o que.
PS: Sarpsborg e Fredrikstad são igual Rio e Sampa, maior rivalidade master.

Segundo:  A pedra. Eu procurei, procurei, procurei coisa pra mostrar o quão especial a pedra era para fazer meu irmao pagar todas as piadinhas q ele fez com a coitada da pedra né, mas infelizmente a historia é zuada ahahhahhahah.

É assim oh, o povo achou essa pedra aqui na cidade tipo em 1600 e ai tem uns escritos na pedra né (ela é tipo do tamanho de um homem alto AHAHAHHAHHA q lixo de explicação. Vai tipo 2 metros +-). Os escritos são tipo aquelas paradas q tem em runas sabem? Q parece tipo um monte de Y zuado? Ehheheehhe. Enfim, e isso foi datado de tipo 200-450 antes de Cristo. E ai q é maior importante e tal pq é a coisa mais antiga q se tem notícia que “fala” sobre os rituais de enterros (pq parece q as inscrições na pedra dizem algo sobre isso, acho q ele é tipo uma lápide dos primórdios). Legal né? Faria a foto do meu irmão com a pedra ser no mínimo bem interessante, concordam? O problema é q a pedra da história está em um museu em Oslo e parece q essa aqui é só tipo uma cópia.

AHAHAHAHHAHAHHAHAHA Para tudo né! Só eu pra morar em uma cidade q tem uma cópia de pedra ehehhehehhe. Chorei. Mas tem a lenda tb de que a que esta aqui é a real e a do museu q é a cópia. Só os deuses nórdicos poderão responder essa charadinha.

A pedra. (e eu falei q a pedra tinha tipo 2m ahahhaha, entao eu tenho um irmão anão AHAHHAHAHA)


Fredrikstad
Primeiro fomos na cidade para dar uma voltinha no centrão lá. Como a neve tava derretendo e tal, e tinha chovido tb, tava tudo meio molhado e tals.  E tb aqui tipo as praças e em volta da igreja não tem asfalto, mas tb não tinha grama  e tava maior lama...ai era só para alguem ficar falando “Nossa mais a Noruega tão rica e não tem asfalto” AHAHAHHAHA. Tb eu nunca falei q eu morava na cidade, vem pra roça de tênis branco ahahahahhah.

Depois fomos para a cidade antiga que na realidade é um forte. Ela foi construida pra servir de forte em 1600 e bolinha e, apesar de já não servir mais como forte, ela é super conhecida e é a atração turistica mais top da cidade.  Hj as ruas são cheias de comércio (tipo lojas de decorações mais artesanais e tal e atêlies) e cafés. No verão rolam vários showzinhos lá e tal. Como o meu irmao falou q de todo o passeio lá foi onde ele andou mais. Lá fui eu para o Google maps. E de acordo com o mapinha sao 2,5 km de onde nós paramos até a cidade antiga, então Nana sem choradeira ehehhhehe. Como a gente ficou rodando lá, e no centro também, podemos extrapolar para 7 km ida e volta. De boinha vai?
A igreja de Fredrikstad e meu irmão (e o chão barrento ehehhehe)

A estatua com uma luva só

Um gato lindooo. (não resistimos ver gatinhos q precisamos ir lá brincar)

Nana e eu e a minha tentativa de fazer um bico para foto igual tá na moda eheheheh

Renato de porteiro AHAHAHAHAH

Halden
Ai q pegamos o ônibus pra ir pra Halden né AHAHHAHAHAHHH eu dou risada aqui sozinha da minha monguisse ehehheheheh. Ai beleza, pegamos o ônibus e tal e fomos conversando. Ai que o ônibus para em um lugar lá e algumas pessoas descem para pegar outro ônibus. Ai meu irmão perguntou q q o motorista tinha falado, pq eles avisam né pelo sistema de som do ônibus. E eu respondi q achava q era para quem fosse para Suécia para descer e pegar o outro ônibus. Meu, e eu achando q estava arrasando no Norueguês. Bem q o ônibus continua, continua, continua e de repente me vejo na ponte q marca fronteira Noruega/Suécia AHAHHAHAHAAH q lesera. É logico q era para a gente ter descido e pegado o outro ônibus q iria para Halden. Ai eu falei com o motorista lá e ele falou que tudo bem era só ficar no ônibus q a gente voltava e a gente poderia pegar outro ônibus para Halden. AHAHHAHAHA q zuada, mas pelo menos meu irmão adicionou outra cidade suéca no currículo ehehheheheh.

Ai fomos para o forte lá. Pq lá tem um fortão mesmo ehhehehhe. Fica tipo lá no morro e é maior legal, pois da pra ver a cidade toda de lá de cima. Nesse dia deu até uma nevadinha o q foi bem legal. Mas tava uma ventania do cão e eu choro horrores quando venta (lacrimejo né nao choro tipo emo e tal).
Dizem as más línguas q lá mora um espírito de uma mulher e tal. Tem até uma Ghost tour, doentes. Então eu vou lá já cagando de medo. Não sei da história da Dama de Branco e tal e nem vou procurar pra vcs, mas aquele programa Ghost Hunters foi lá e tem um episódio sobre isso. Como sou mega boazinha aqui estao  os links, que EVIDENTEMENTE eu não vi ehehheheh:

 http://www.dailymotion.com/video/xxmxzb_ghost-hunters-international-vo-s02e17-the-devil-s-wedding-dailymotion_tech#.Ubr7z-dOJas

Então, o forte foi contruido pela Noruega-Dinamarca (pois naquela época a Noruega fazia parte da Dinamarca) no século 17. Os suécos atacaram varias vezes, mas perderam todas ehehheh. E pelo q eu pude entender ela nunca foi derrotada, nem capturada.
Foi bem divertido, tirando q tinha umas partes q estavam cobertas de gelo então não conseguimos passar, mas deu pra ver bastante coisa e para o mané do meu irmão me assustar várias vezes ehehhehe.


Visitando a Suécia sem querer querendo

Fredriksten festning

Lá de cima.


Era pra fingir q estava em perigo, mas o fotógrafo não foi muito feliz no ângulo escolhido

A cidade inteirinha

Amor maior q tudo.

Eh isso. Proxima parada OSLO.

Atualização: troquei o link do video, mas não assisti ehehheheh

8 comentários:

  1. Dri chorei de rir, ri muito do teu irmao falando q vc o levou p visitar uma pedra velha, cara muito engracado, mas é assim mesmo os passeios em pequenas cidades e linda a última foto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigaduuuu barb. Pois é aqui só tem essas coisas espetaculares como pedras velhas ehehheheheh

      Bjs

      Excluir
  2. huahuahauha muito bom!!! Melhor post do seu blog (até o próximo) hhahaha...

    Legal que seus links do Youtube não funcionam!!! Isso prova que vc é uma cagona e nem viu!!!! hahaah

    s2 Amooooooo

    ResponderExcluir
  3. Dãaaaaaaarrrrrrrrrrr, Adriana. É claro que é só uma "cópia" DA PEDRA. Imagine que eu estaria podendo abraçar A PEDRA VELHA verdadeira, claro que não neh...

    ResponderExcluir
  4. "Vai tipo 2 metros +-" se essa pedra da foto tem 2 metros, seu irmão tem 1 metro de altura, ne? sua doidona! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHAHAHAH eu só percebi a monguisse quando eu vi a foto dele com a cópia ehehheheheh..

      Excluir
  5. Ai Adriana tu é muito engracada rsrsr, mas agora fiquei curiosa com o final da história!!Rolou ou nâo um romance com a véia que tava cantanto ele kkkk.
    Estava lendo o post anterior e estava achando que o seu irmão era seu marido olha a doideira rsrs.Então com família visitando a gente tem que ter pique pra fazer o papel de guia turístico mesmo que seja só uma pedra!!
    Da próxima vez que vier na Suécia faca o favor de vir em Uppsala viu!!
    Bjos e otimo final de semana pra ti.

    ResponderExcluir