domingo, 16 de agosto de 2015

10 dias de doutorado na Noruega e algumas diferenças q já notei.

Gente vcs não tem noção de o quanto eu estou feliz. (se vc caiu de paraquedas aqui tem o motivo da felicidade master aqui)

10 dias de lab e eu já aprendi tanto. Como lá eu vou trabalhar muito com biologia molecular e genética, que eu não trabalhei nada com isso no mestrado, então tenho muito q aprender. E quero aprender muito rápido ehehhehe.

Tudo é tão diferente de como era na USP q eu quero contar para vcs as diferenças q eu já notei.

Antes de começar falar eu quero deixar bem claro q eu AMOOOO meu lab lá na USP. Eu fui extremamente feliz nos três anos q eu fiquei por lá. Meu orientador era fenomenal, a técnica do lab (minha mãe branca) era total maravilhosa e de modo geral nós tinhamos uma infraestrutura muito boa. O lab não nadava em dinheiro, mas não faltava nada de reagentes e tudo q eu precisei para fazer meu mestrado eu tive.

Logicamente que os aparelhos mega milionarios eram compartilhados com outros labs, mas isso é normal. Eh praticamente impossivel um lab ter toda a aparelhagem do universo.


Sobre o prédio.

Eu tenho uma mesa enorrrmeeee linda de tudo com um pc novinho e um tela maravilha de enorme. Na sala q eu estou, tem outras 3 estudantes de grupos diferentes. Os alunos do meu grupo ficam em outra sala menorzinha.



Mesa q já ganhou umas cores extras.


Na USP eu tinha uma mesa pequena e eu comprei um laptop para usar lá. O lab tinha dois pcs q eram compartilhados pelos alunos. Eu dei sorte de ter chegado quando ainda tinha mesa disponivel, pois uns q chegaram depois de mim tinham q dividir mesa.
Tipo no lab tinha vai umas 7 mesas tipo essa dai da foto, mas tinham 800 alunos ehehehheh, então não tinha como ter espaço para o mundo inteiro mesmo.

Vejam meu cantinho no lab na USP. E nem tava todo mundo na foto ehehheheh. BOB ESPONJAAA

Nosso lab era assim: tinha esse canto ai com tres mesas e os pcs comunitarios e uma mini cozinha (tipo geladeirinha e espaço de fazer café) ai a sala do orientador e as bancadas do lab. Então enquanto uns estavam fazendo experimentos e tal outros estavam nas mesas e outros tomando café ou algo do tipo ehehhehhehe.

Agora é assim: o segundo andar do prédio é inteiro só de escritórios. Eu nem sei se eu já conheci todo mundo. Tipo varios grupos dividem o andar. Tem escritórios de cada um dos orientadores e outros escritórios que são divididos por alunos. Nem sempre tem alunos do mesmo grupo no mesmo escritório (tipo na minha sala - ainda não sei direito com o q q elas trabalham ehehheheh).
E tem um espação entre as salas q tem cozinha e uma sala para reunião e almoço.

Ai no primeiro andar tem as bancadas do laboratorio onde todos trabalham com seus experimentos.
Meu isso é muito bom, pq ai quando vc esta lá contando células não tem ninguem conversando e tomando café ehehehheheh. Eles tem muito espaço, e cada grupo tem só alguns alunos então fica muito mais fácil para ter espaço suficiente para todo mundo.


Avental

Ai q eu inocente de tudo perguntei para o meu orientador onde eu poderia comprar um avental. MANOOOOOO q vergonha ahhahhaha. Ele falou q eu não precisava comprar nada e que tinha aventais lá, mas ele falou com um ar de: "ERRRRR logico q vc não tem q comprar avental né sua doente" ehehheheh. Q vergonha.

Na USP cada um comprava seu avental e tinha q levar para casa para lavar (coisa q eu detestava), mas aqui tem um montão de avental lá. Ai vc pega um e pendura no seu cabidinho lá. Ai quando estiver sujo vc simplesmente coloca em um saco lá para os aventais sujos e ai eles são levados para lavar e vc pega um limpinho para usar. Q maravilha.

Meu grupo

Meu grupo (Virus e Vacinas) tem tipo 5 pessoas ehehheheheh. São 3 alunos de doutorado (uma norueguesa, um lituano e uma brasileira - paulistana de tudo), a tecnica do lab e o meu orientador (q é chamado Tor - Tipo o deus lá).

Mano no lab na USP tinha tipo 14 a 15 alunos, entre doutorandos, mestrado, iniciação científica, alunos visitantes, pós-doc.
Cara a tecnica do lab faz um monte de experimentos. Inclusive para os doutorandos. Pq tipo ela tá lá para fazer isso mesmo, mas no começo os proprios alunos fazem para aprender e ai depois ela pode ajudar nos experimentos.

A Shirlei, amor maior, não costumava fazer os experimentos dos alunos (acho q ela até participava de alguns, mas não de todos os alunos), mas tb nem se ela quisesse. Era ela q montava as aulas da micologia de vários cursos e as aulas eram fodas, muito bem montadas mesmo. Muito material e alto nível master.
Fora q ela tb processava amostras vindas do hospital veterinario e tb de clinicas veterinarias particulares. E pensa bem, com 15 alunos fica total impossivel participar de todos os experimentos.
Eu estou defendendo mesmo, pq é impossível comparar estrutura de um grupo q tem 3 estudantes e outro q tem 15.

O nosso grupo faz reuniões toda sexta-feira. Ai a gente senta lá e cada aluno comenta o q q fez na semana e planos para a proxima semana. Eu achei isso super legal.
Nunca fizemos isso no lab pq o Taborda era (certeza q ainda é) o cara mais ocupado do mundo. Ele não consegue dizer não para ninguem e ai tá sempre ocupado fazendo algo. Fora q alem da USP ele tb ficava na Faculdade de Medicina. Era tenso ele ter tempo para conversar com todo mundo ao mesmo tempo.

Eu ja tenho meu cantinho na bancada do lab e ja fiz varios experimentos q nunca tinha feito antes. Muitos não deram nada de positivo, mas é assim mesmo. Resultados negativos tb são resultados e eu aprendi muito já.

Ainda não decidimos qual vai ser meu projeto, mas parece q vou trabalhar mais com resposta imune em cultura celular, observando se certos genes relacionados com resposta imune são ativados ou não. Pode ser q depois venha trabalhar com o peixe zebra lá.

Eu gosto muito de trabalhar com células, mas adoraria conseguir testar em células e depois colocar em prática em animais. Veremos.

Estou super animada. 
Depois vou tirar umas fotos da facu para vcs verem.

E meio q parei de fazer crochet/trico na semana, pois não tenho tido tempo, mas sempre acho uma desculpa para fazer algo ehehhehe. Depois q eu fiz a capinha para o porta canetas, eu fiz dois porta copos (q eu esqueci de tirar foto) e estava precisando de uma bolsinha para escova de dente e pasta q eu deixo lá né. AIIIIIIIIIIIIIIIIIII que eu fiz algo tão nivel master q nem eu estou acreditando q fui eu quem fiz.

Sabado passado eu sai para comprar coisinhas e voltei com isso:



Que se transformou nisso:





Manooo com ziper, forrada e tudo mais. Meooo eu sou muito foda. E tudo isso costurado a mão mesmo.

Ia contar as fortes emoções q rolaram na primeira semana, mas vai ficar para daqui uns 3 meses ehehheheh.

4 comentários:

  1. Adorei o post, Dri! E ficou fodástica sua bolsinha pra colocar escova e pasta de dente. Por falar em escova de dente, aposto que você é a única no prédio INTEIRO que leva kkkkkkkk beijos

    ResponderExcluir
  2. "Ia contar as fortes emoções q rolaram na primeira semana, mas vai ficar para daqui uns 3 meses ehehheheh." TA DE SACANAGY????

    Eh muita diferenca, ne? Eu pasei por uns 10 labs la na USP e era tudo meio zoneado, como o seu.. Tambem amava trabalhar la, mas a gente ve a diferenca em espaco, em grana pra comprar/fazer as coisas...

    Algum congresso em vista?

    ResponderExcluir
  3. Menina, que legal...eu acho esta vida acadêmica muito bacana, estas coisas de fazer descobertas, pesquisas...mas só acho legal mesmo hahaha Eu conhecia o laboratório da USP onde meu irmão fez lá também muitos experimentos...nossa, era precário! No maior estilo tudo junto e misturado hahaha
    Gostei das suas produções...ficaram fofas! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei essa bolsinha. Quero aprender tbm!

    ResponderExcluir