quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Norskprøve 3 - A prova

Pois é eu sumi de novo. Podem me julgar ahahahhahah

Eu sumi dessa vez por um motivo muito além da preguiça normal. Eu estava fazendo prova do noruegues.

Quem já estudou comigo, ou conviveu comigo durante a faculdade e o mestrado sabe a pilha de nervos q eu fico perto de prova, os resumos gigantescos q eu faço e toda aquela lamentação eterna.

Bem, eu terminei o nível 3 do noruegues e decidi fazer a prova, afinal eu pago o curso e queria ver qualé q era né. Ai q o professor aceitou (é aqui tem uma parada esquisita q o professor pode falar não se ele achar q o aluno não vai passar, OI?, pois é, loucura total) e beleza. Recebi as cartinhas e minhas provas foram marcadas para dia 25 de janeiro (sexta) a prova oral e 29 de janeiro (terça) a prova escrita.

Ai né eu tipo estudei um pouco os temas q poderiam cair e fiquei aqui na sala tipo conversando sozinha em voz alta o q q eu poderia falar em cada um dos temas. E tb dei uma olhada na internet pra ver se eu achava nego q já tinha feito a prova em outros anos e os temas q foram perguntados né... De boa eu tava até tranquila antes da prova sabe. Eu sou a rainha do desespero com provas, mas sabe d uma? Não tinha nada q eu podia fazer. Eu não podia melhorar a minha fala em noruegues em um dia e então eu fui meio q de boa pra prova, com aquela máscara de "O q rolar, rolou".

Ainda tem mais uma né. Eu estava/estou correndo atras de documentos pra visto DE NOVOOOOOO (mas não quero falar disso agora). Então eu ficava o dia inteiro na internet procurando coisas a respeito do bendito visto e de documentos q eu teria q providenciar e coisas e tal e não tava com cabeça nenhuma pra estudar.

PAUSA (quero deixar um BEIJOOO enorme pra Luciana Thomaz - com Th e Z no final - q me mandou agora um email maior fofo. Adoro vc Lú. Tudo de ótimo pra vc e o Renatão ai. BJS)

Então q na sexta acordei 6 da manha. Um frio do capeta -14°C e lá fui eu fazer a prova. Chegando lá procurei a sala e o numero q estava na minha folha indicava uma sala q era tipo um escritório e tinha até uma tiazinha lá toda faceira trabalhando. Ai eu fui lá perguntar pra ela, ela disse q eu estava no lugar certo e q a escola não tinha lembrado de avisá-la...ahahhahahahh tadinha, teve q pegar seu café e suas papeladas e vazar da sala.

Bem, minha prova era 8:30 da manha e o mané que faria prova comigo não chegou e eu acabei fazendo com uma mina q era das 9 horas e que fez o curso comigo. Tipo pra mim tanto fazia né pq eu sei quem ela é mais não conhecia ela tipo colegas de sala. Eu não converso com ninguem no curso (AFFFFFFFFFFf q garota mais amarga essa Adriana viu ehehhehehhe), mas acabou sendo bem legal. Pq acho q a gente se sentiu mais a vontade e flui bem.

A prova foi assim: Uma tia sentou na mesa com a gente e falava os temas, enquanto outra tia sentou na mesa ao lado e ficava anotando coisas, tipo avaliando a gente (ou escrevendo Q BURRAS, Q BURRAS, e desenhando mulinhas na folha ehehhehehhe).
Primeiro tivemos q conversar (a mina e eu) sobre nossa terra natal. Ai foi lindo né pq eu consigo falar varias coisas sobre o Brasil lindo e ela falou sobre a Estônia (AHHHHHH Renato, lembra q eu falei q tinha ganhado chocolates da Eslováquia da sogra? então não eram da Eslováquia e sim da Estônia. Então eram chocolates estonianos? ehehheheh vai saber né). A tia até falou pra gente calar a boca, pois acho q nos empolgamos e estavamos falando além do tempo necessário ehehehheh (o q acho q é um bom sinal né? ou será q ela estava tipo "Cale-se, cala-se, assim vcs me deixam looooooooucos"?)

Ai que o segundo tema era para cada uma falar sozinha. A tia falou para a estoniana (ehehheheh) falar primeiro e o tema escolhido foi "Algo que vc seja boa ou que vc goste de fazer". Ai ela falou de cantar e tocar piano. E ai a tia disse para eu falar sobre o mesmo tema e eu falei sobre tricotar ahahahhahah Podem me julgar novamenteeeeee, eu adoroooo e sou maior boa mesmo.

Ai o ultimo era pra gente discutir juntas sobre "Compras pela internet" eu achei esse meio tenso, mas tb falamos bastante e tal. E ai acabou...

Na boa, acho q a gente deu sorte nos temas q a tia escolheu pra gente. Eu tinha estudado um monte de outros temas q o professor falou q poderiam ser perguntados como: "Educação dos filhos", "Familia Feliz", "Drogas", "Integração na Sociedade Norueguesa", "Divórcio", temas mega chatos e q eu já tava com medo, então acho q a gente se safou de uma bem pior. Mas não sei se passei não viu. Eu acho q até a gente conversou bem, mas não sei se conversamos tipo nível 2 ou nível 3 sabe?

Ai na segunda eu me desliguei de tudo e de todos e fiquei o dia inteiro na biblioteca lendo meu resumo gigante e revisando as subjunções e conjunções e coisas e tal para me ajudar a escrever textos mais nível 3. E no outro dia lá vou eu toda saltitante, pois estava um calor de -2°C e nevando horrores.
Primeira parte da prova é um "escute e escreva" ehehheehe. Pequenos diálogos e ai vc responde as perguntas ou marca a alternativa. Achei meio difícil algumas perguntas, mas respondi todos (usando um pouco de imaginação em algumas logico ehehheheh)
A segunda parte é "leitura e compreensão" ai eram 5 textos e cada um com tipo 5 ou 6 perguntas. Achei mais tranquilo essa parte.
Ai teve uma pausa q eu resolvi ir em um café lá perto e sai de lá 140 krones mais pobre (tipo 47 reais) isso pq eu tomei um café preto comum, um calzone de queijo e presunto (q na real era queijo e molho de tomate e só pq eu nunca achei o presunto) e um tipo de um brownie mega pequeno (de boa ele era tipo 3cm por 3cm) mas bem gostoso. Caralho meu...q foda. Tá certo q eu sabia q seria caro mesmo, e eu tinha decidido, enquanto eu andava até lá, que eu comeria o q eu quisesse sem olhar o preço. Pq eu nunca saio, nunca. Eu nunca como fora e faço essas "extravagancias" ahahahhahah então eu merecia afinal estava com fome e ainda teria q ir fazer 1h 30min de prova escrita.

Ai né, já com a pança cheia e a carteira vazia, voltei para a sala e começamos a ultima parte da prova: escrever dois textos. O primeiro é tipo um texto curto e o segundo teria q ter mais ou menos 200 palavras.
O primeiro era tipo assim "A empresa tal esta dando um vale-viagem no valor de 50.000 kr, escreva quem vc acha q deveria ganhar e pq" Ai eu escrevi q eu pq eu sou foda e tal ehehheheheh (algo assim)

O segundo texto tem dois temas e vc escolhe um para escrever. Tema 1: Pra q q vc vai usar o diploma do Curso de Noruegues nivel 3, se vc for aprovado? Ai como eu não queria escrever: Vou usar ele pra limpar a minha ******, eu eu escolhi o segundo tema q era "Fale sobre musica, q tipo de musica q vc gosta, pq vc escuta musica e coisa relacionadas com musica e tal" Ai eu falei um monte de baboseira lá lembrando de usar palavras com LIKEVEL, DESSUTEN, DERFOR e coisas e tal q mostram q vc é meio q nível 3 né ehehehheeh.

É assim óh, eu acho q escrevi bons textos, mas não sei se foram textos nível 2 ou nível 3. Se não deu, paciência, tentarei de novo logicamente. Eu acho q eu já estou muito melhor em conversar e tal. Tanto é que eu vou na sogra e só falamos noruegues agora. Eu sou boa em gramatica e tal mas pressão de prova é foda. Então não sei mesmo. Veremos daqui a 3 meses q é mais ou menos o q eles demoram pra enviar os resultados ehehhehehehhe.

Agora q foi mais difícil sair de casa no puta frio do que fazer a prova isso sem dúvida nenhuma...ehehehhehe

AHHHHHHhh pra quem vai prestar a prova esse ano ou em algum momento da vida tem um blog maior legal de bom

http://norsksonen.blogspot.no/

Entrem e enlouqueçam ehehheehhe

BJSSSSSSSSSS

16 comentários:

  1. Olha, valeu pela dica, mas nao vou fazer prova de norueguês, não.. hahaha
    Ow, tomara que voce tenha passado! Pra valer todo o esforço de sair na nevasca, ne? Engraçado que fizemos provas nos mesmos dias, a sua primeira prova, a falada, foi no mesmo dia da minha prova final do curso de Flemish e a sua segunda prova foi no mesmo dia da minha prova de direção...
    Que que isso tem a ver? NADA! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHAHHAHAHAHAH vc não existe. Meu, parabens ai por ter passado na prova. Eu acho q vou ai tirar carta tb viu...aqui custa milhões e milhões. OHHHHHHHH Luanaaaaaaaaaaaa eu quero colocar uma caixinha de comentarios do facebook aqui igual o seu tem, quero meu blog igual o seu pra ter muita gente aqui tb ahahahahahhaha. Não, mas é sério eu tentei ontem horrores e não consegui. Tem alguma pagina q explica bem facinho e tal ou tem q ser na raça mesmo, ou é só pra gente com PhD em Física? ehehhehe.

      Excluir
    2. Dri, eu achei um site explicando, bem facinho, mas nao lembro onde era... =(
      joga no google q voce deve achar... Tem um passo a passo que voce tem que seguir no Facebook Developers, mas nao tem erro!

      Excluir
  2. Dri, que legal que voce já fez a norskprøve 3!!! :D
    Foi muito dificil? Ouvi dizer que essa prova é dificílima (mas me disseram que a 2 tb era, e a 2 não foi coisa nenhum)...
    Espero que voce tenha passado!!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani eu prefiro responder isso depois q eu souber o resultado ahahahhahah
      Mas sei q poderia ter sido pior, principalmente o muntlig.

      Valeu pela torcida
      BJSSs

      Excluir
  3. Menina, boa sorte com o resultado. Ainda não liberaram o da prova oral?
    Claro que você passa. Olha, os dois primeiros temas foram os mesmos da minha prova, mas o terceiro eu nao lembro direito, acho que era sobre desigualdade social, alguma desigualdade. Bom, eu falei que era flink em cozinhar, achei que o assunto ia morrer ai, mas ne, so tava conversando, ai a mulher perguntou que comidas tipicas brasileiras eu fazia aqui, kkkkk Cozinho pouquissimo, mas entrei na culinaria norueguesa que eh mais facil, fui de ribbe e fårikål.
    Vou ja olhar o blog que voce indicou, ja fiz a prova, mas nunca eh demais.

    Beijo e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHAHHHAHa sabe q eu tinha lido em um site q tinham perguntado isso de ser flink em algo e a mina falou de strikke, ai eu jah abracei a ideia neh. Muitas vezes eu minto nas provas pq as vezes vc sabe mais o vocabulario de algo q vc nao faz ehehhehe, mas eu sou maior flink for å strikke de verdade entao deu certinho ehehhehehhe
      Bjs

      Excluir
  4. Dri ai provas, tao gostoso de fazer né, eu quando fiz era um nervoso cruz-credo, nem gosto de lembrar e gracas a dios deu tudo certo e vai dar com vc tb, sucesso viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHAHAH pois eh. Eu na faculdade no primeiro ano tive q fazer ateh acunpultura pra conseguir dormir no periodo de provas pq eu ficava tao nervosa q deixava de dormir pra ficar estudando ahahhahahah Zuada grau 15.
      Espero q vc esteja certa e eu tenha dado uma voadora no peito daquela prova ehehhehehhe.
      BJSss

      Excluir
  5. Dri tu é mta engraçada kkk, então o esquema daqui é muito parecido mas sem pagar pelo prova, to aqui na torcida por vc mas ohh sacanagem o tempo de espera pelo resultado hein #oremos.
    Bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Lendo seu blog me lembrei totalmente do teu sotaque no telefone...hehehee! Realmente, vc escreve do mesmo jeito que fala. Dri fiquei com medo dessa NP3, eu nem fiz a 2 ainda... sou péssima para escrever em norsk, terei que fazer feito vc: estudar, estudar estudar e eu tô um relacionamento mto difícil com a língua. O norsk é aquele carinha mala que me paquera, que quer me conhecer, me levar ao cinema e depois para jantar e quer pegar na minha mão... mas eu fujo!! :P

    Depois conta qual foi o resultado, eu tenho certeza que vc passou :)Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que interessante esse post, Dri!!! É bom pra eu já ir vendo o que vou ter que encarar no futuro hehehe espero que o resultado não demore tanto tempo pra chegar e que você tire uma nota boa!!! :) beijos

    ResponderExcluir
  8. 3 meses??? Eu no outro dia já estava buzinando na cabeça da professora para ela falar o resultado! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Drica, fale com muita honestidade. Tricotar é fácil? Meu perfil pode vir a aprender? Vou pedir a Shika p me ensinar...tinha pensado isso na semana passada....
    oh..não encana, o visto vai dar certo, como o emprego tb! Vc é foda (palavras de Adriana) hahahaha
    ahaha, vi o recado p mim, muito obrigada....ei, esqueci de dizer algo em algum post q vi hoje...não lembro qual, vc usa esmalte verde?! Não acredito!!!! saudades tua Drica!
    beijos
    Lu Thomaz

    ResponderExcluir
  10. ahaha, que mudança vc não se desesperar com a prova, ta amadurecendo!

    ResponderExcluir
  11. Dri, você é foda!!!!não conheci esse seu desespero de prova, mas parece que você está melhorando...e tenho certeza que você passará!!!você é boa!!!de qualquer modo já estou na torcida por mais uma vitória.
    Grava um vídeo para mim em que você fale em noruegues. Grava!!??heheheheheh


    Bjo enorme

    ResponderExcluir