terça-feira, 23 de agosto de 2011

Trabalhando na Noruega

Pois bem depois das fotos da viagem vamos falar do trampo q eu fiz aqui. Já acabou faz tempo né, mas só agora vou conseguir contar pra vcs direitinho...e como vcs bem me conhecem: SENTA Q LÁ VEM A HISTÓRIA.

Bem acontece aqui todo ano a Olavsdagene q rolou de 28/07 até 03/08. Bem é uma semana com diversas coisas rolando por aqui. A principal é a peça de teatro Sverdet (A espada), mas tambem tem tipo gente contando mais sobre a história do Rei (depois santo) Olav, tem vila viking no parque, circo, shows e afins. E esse ano excepcionalmente teve tambem uma exposição sobre um explorador noruegues. Dito isso vamos por partes.

Antes de viajarmos já estavamos começando a montar a exposição. O local da exposição é em um abrigo anti-bomba q tem aqui na cidade (e na real eles tem varios aqui) eles são da época da 2º Guerra Mundial. E lá tem diversas fotos da destruição causada pelos alemães aqui, enfim o local é hj usado para treinamento de luta greco romana.

Olha como é o local:







Na real quem trabalhou mesmo foi eu e o Lars, logico tinha a chefe Siri (é esse é o nome dela de verdade) q tb trabalhou lá um pouco na montagem, mas ela era mais no planejamento da parada. Pois bem trabalhei feito uma enlouquecida lá, não parava nunca. E ai vai algo q eu estava conversando com minha mãe: eu trabalhei por hora né, mas eu desesperada como sempre queria fazer tudo de uma vez e ver pronto. Mas o pessoal aqui trabalha tão devagar q me irritava profundamente. Sabe tipo vamos pendurar as fotos. Tá bom vamos lá, mas aqui eles param vão fazer um café, ai planejam ai pensam bem ai planejam de novo e depois deixam para o outro dia ahahahhahahah. Meu como eu ficava doente, ai eu ia fazer outra coisa e fazia até terminar ou alguem ficar gritando meu nome para ajudar em algo q eu sabia q não seria feito antes de 1 h de planejamento ehehehheh. Ai vem a coisa, vcs devem estar pensando “Beleza Dri, ai vc trabalhava pouco em muito tempo e ganhava mais”, queria eu pensar assim tb, mas eu não consigo eu desespero, não tenho costume de trabalhar dependendo de ninguem então pra mim ter q esperar os outros conversarem para poder terminar algo é de matar. Mas tirando isso eu amei. Foi otimo. A Siri é super divertida e ótima, super aberta para ideias e sempre querendo opinioes (q no final ela realmente usava).

Após toda a montagem ela me colocou como hostess do primeiro turno e responsavel por abrir e fechar a exposição. Então se liga na loucura: eu saía de casa 12:30 pedalava até lá (tipo 15 minutinhos devagar), ligava tudo (tipo luzes, videos e som) e ficava lá de hostess da 13:00 até as 16:00. Ai  eu desligava tudo e voltava pra casa, comia algo, banho (pq tava muito calor) e voltava pra lá 18:30 para ligar tudo de novo, entregava a chave para a hostess da noite (19 - 22) e ia para o camarim onde eu trabalhava das 19:30 até mais ou menos 1 da manha. Ai pedalava lá para a galeria de novo, desligava tudo e bicicleta para casa, pois o Lars apesar de trampar lá tb terminava antes de mim e ia levar o assistente dele p/ casa...UFA ahahhahahah pelo menos mandei embora os quilos a mais ehehehehheh. Mas foi muito bom ficar de hostess pois vi como o pessoal amou a exposição e ficaram impressionados com a montagem (ORGULHOOOO).

Falei falei e não contei sobre o q q era a exposição. A exposição era pela comemoração de 100 anos da primeira expedição ao polo Sul, feita pelo noruegues Roald Amundsen. A história é incrivel eu já virei fã master do cara. Se liga q existia uma disputa para ver quem chegava lá primeiro entre ele e um explorador inglês. Ai o cara da inglaterra saiu 2 semanas antes do Roald e chegou lá mais de um mês antes. Parece q um fato decisivo para a vitória do Roald foi o fato dele ter usado cachorros (tipo aqueles husks) para puxar os trenós enquanto os ingleses usavam cavalos da Mandchúria e conversando com o Lars e outros aqui (pois eles aprendem muito sobre o cara na escola) parece q eles foram o supra sumo da inteligencia (vikings né, tem q saber sobreviver ehehehhe). Ao longo do caminho eles iam enterrando sob o gelo suprimentos e tb os cachorros q morriam (q serveriam de alimento para os animais na volta). Eu só sei q eu apaixonei, simplesmente pelo fato de ele ter feito isso CEM ANOS ATRAS, meu sem roupas especiais para o frio tremendo, sem equipamentos sofisticados nem nada. Meu pessoas morrem hj em dia tentando fazer o q ele fez, inclusive um explorador noruegues tentando fazer isso esse ano em comemoração teve sérios problemas e tres da tripulação desapareceram (provavelmente mortos) e somente ele e outro se salvaram pedindo resgate. Mais um ponto para o Roald.

Com vcs GALLERI IS




 Aqui a primeira sala com as fotos contando a historia do cara e mostrando os locais onde ele passou e tal.

 Essa foto é o unico registro da chegada dos caras lá. E ela estava perdida no meio de documentos em uma universidade ou biblioteca na Australia. E um noruegues lá fuçando achou. Adorei

 Não sei bem a historia dessas garotas, mas um dos visitantes me contou q elas eram de um dos lugares distantes q o Roald passou e ele levou as coitadinhas para a "civilização" como um experimento para ver se era possivel (isso me lembra episodio do chapolin colorado...DANILOOOO ehehehhehe). Ai eu falei para o cara parar pois eu não queria saber mais. Afinal elas já me deixavam nervosa quando eu estava desligando as luzes imagina se eu soubesse de como elas morreram ou coisa e tal. Elas iriam me assombrar ahahahahahah.


 Colocamos até um céu estrelado.



 Ahhh dor nas costas de fazer todo esse afofadinho ai ehehheheeh





CARACA, como eu “falo” demais, preciso aprender a escrever mais resumidamente e não como se eu estivesse ai contando pra vcs. E inclusive to realmente escrevendo q nem eu falo pq não estou quase usando virgulas, tipo igual eu falo horrores e nem paro para respirar ahahahahha. Me pergunto se alguem tem realmente saco de ler tudo isso (é uma boa enquete essa: devo escrever menos, ou vcs gostam da minha falação master?)

Putz  já tá enorme e nem falei sobre a peça.
Vamos lá.

A peça é sobre Olav Haraldsson. Como eu não entendia nada lá, conversando com a produtora e alguns atores eu fui entendendo a parada. Bem não lembro bem do começo, mas enfim apos viajar por varios lugares ele voltou para a Noruega q estava até então dividida em tres (tipo um pouco do territorio estava sobre dominio da Suecia e outra parte da Dinamarca). Enfim a peça mostra Olav querendo derrotar todos e fazer uma Noruega inteira. Ele casa fica noivo da princesa da suécia, mas não sei pq acaba casando com a irmã bastarda. Ele tem um filho bastardo tb com uma empregadinha piriguete lá e uma filha com a rainha. E ai ele ganha horrores de batalhas e funda a cidade de Borg, q é Sarpsborg (essa cidade guti guti da qual essa blogueira vive), continua na luta e morre sei lá quando. Ele depois virou santo Santo Olav. E o filho bastardinho, Magnus, assumiu o trono com 11 anos de idade e tb foi rei da Dinamarca por algum tempo. Mais infos Wikipédia deve ter ahahhahahah.

Eu adorei, ajudava todos a ser arrumarem lá no camarim e durante a peça ficavamos em uma tenda atras do palco para ajudar alguns atores a se trocarem durante a peça. O triste foi q eu não vi a peça nenhuma vez, mas a maioria dos dias estava super lotado (e super lotado aqui é 300 pessoas – meia cidade ehehehehehe) e pelos aplausos eu sabia q foi otimo e q o principal motivo era pq todos estavam muito bem vestidos ahahahhahah.


Bastidores:
 Essa agachada é a Heide. Maior fofa do mundo. No ultimo dia ela me deu um cartão lindo dizendo q adorou me conhecer. Inclusive ela me chamou de SUNSHINE (Luz do Sol) e disse q eu era linda e adorável....AHHHHHHHH (tudo maior verdade)


 Essa garotinha é a Saga. É a menina mais adoravel do mundo. Ela conversava com todo mundo e me ensinou um monte de palavras nova ahahahhaha

 Essa é a Tuva. Fofa master tb. E levava um monte de doces todos os dias então eu adorava.

Parecia q eu estava na gravação de Coração Valente eheheheheh.


Ahhhh maior legal é q no dia da abertura da semana a familia real (os atores q faziam o rei, a rainha, e as crianças) chegam na cidade em um barco viking e como o rio passa no meu quintal ahahahhaha eu vi de camarote.



Se quiserem ver as fotos da peça (o q eu recomendo muitoooo) ai vai o link, pois tentei pedir autorização para colocar no blog mas o cara não me respondeu. Como não estou afim de ser deportada por uso indevido de imagem ai vai o link eheheheheh.

http://www.sa.no/bildeserier/article5685207.ece

Reparem no rei q GOSTOSOOOOO.


Galera é isso semana q vem tem mais....Comentem muitooooo

BJSSS

4 comentários:

  1. Drica, eu li todo o seu post! Inicialmente pq eu já to super ansiosa pra ir aí e depois eu super me interessei pelo assunto...não conhecia a historia desse cara! Vou dar uma olhada no wikipedia pq pelo que me pareceu ele é o sr noruega né HAUHAUHA... eu acho que vc podia dar uma resumida nos textos pq como vc escreve como se tivesse contando a historia pra alguem pessoalmente, tem umas partes que ficam meio confusas e eu tive que ler mais de uma vez pra entender! (ok... isso não tem nada a ver com meu raciocinio lento.. só com a sua escrita sabe.. UAHAUHAUAHUAH)
    tinha outras coisas pra dizer mas enquanto eu fui lendo o texto fui esquecendo tudo ;P HAHAHAHAHAHHAHAHAHA
    se eu lembrar comento de novo então...
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dri.

    Quanto tempo.. última notícia que eu tive tua, foi o Thor convidando pra tua despedida de partida pra Noruega, no Mani.

    Eu li teu post inteiro - como leio desde que te achei por aqui =) e eu acho que tem de contar tudo como se fala mesmo, tem propriedade.

    Com certeza é uma cultura muito diferente da nossa, mas absolutamente apaixonante (pelo manos para mim, que sempre amei a Europa). Na verdade, meu sonho eterno é a Inglaterra, mas eu gosto muito do leste europeu e dos teus lados aí, mais pra cima. Isso tudo é história pura, acho fantástico.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Respondendo a enquete..


    ADORO SUA FALAÇÃO MASTER...hahahahahaha

    E, vai se f...!!!ops!!foi mal..o que vc não faz mega bem hein!!??putz, você faz tudo bem demais...olha essa organização de evento..PQP!!!perfeito..PARABÉNS COM MUITO ÊXITO!!!

    Curti também todo esse contexto histórico ...agora queria saber a história dessas minas ae...conta pra gente


    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Dri, que saudade de você!!!!!! Pequena Miss Sunshine pode continuar escrevendo do jeitinho que vc faz. Sempre me divirto muito lendo as suas coisas e, realmente, é como se vc estivesse aqui pertinho contando todas essas estórias!!! Obrigada pela paciência de sempre compartilhar tudo isso com a gente!!! Bjs

    ResponderExcluir